Alexandre Pássaro

Cliente desde 2020

  • Ficha técnica


    Nome: Alexandre Pássaro


    Data de Nascimento: 13/08/1982


    Local: Sorocaba (SP)


    Cargo: Diretor executivo de futebol do Vasco da Gama


    icone_instagran

    Perfil

    Nascido na cidade de Sorocaba (SP), Alexandre Pássaro Filho tem 31 anos e assumiu o cargo de diretor executivo de futebol do CR Vasco da Gama em janeiro de 2021, após encerrar seu contrato com o  São Paulo Futebol Clube, onde foi gerente-executivo de futebol de 2017 a 2020.

    No clube paulista, o advogado de formação fora contratado, inicialmente, para atuar em sua área de origem, sendo o advogado responsável pelo departamento jurídico do futebol, a partir de 2015. Depois, em agosto de 2017, sem deixar o cargo jurídico, ele acumulou também a função de gerente-executivo de futebol.

    Nos pouco mais de três anos nesta função diretiva, Pássaro foi um dos principais responsáveis pela modernização do departamento de futebol do São Paulo, que incluiu a criação dos setores de Análise de Desempenho e Análise de Mercado, a criação, implantação e fixação da política contratual de atletas da base, inclusive, aumentando o percentual de garotos oriundos de Cotia que integram o primeiro time de 20% para 50% do elenco.

    Além disso, com o executivo à frente do departamento, o clube passou a ter uma nova política de manutenção de percentual e bônus de atletas vendidos, que renderam mais de 100 milhões ao São Paulo mesmo depois da saída dos atletas.

    De quebra, Pássaro foi também um dos responsáveis pela montagem do atual elenco do São Paulo, que até o final de 2020 estava na liderança do Campeonato Brasileiro com sete pontos de vantagem sobre o vice-líder. Por fim, e não menos importante, foi peça-chave na manutenção do técnico Fernando Diniz, após as eliminações no Campeonato Paulista e na Libertadores 2020.

    Em todo o período que esteve no comando do futebol, o dirigente teve papel fundamental ao conduzir as principais negociações do clube (contratações e vendas) nos últimos anos. Nas chegadas, os nomes principais foram Daniel Alves, Hernanes, Tiago Volpi, Juanfran, etc. Nas saídas, destacam-se as vendas de Luiz Araújo, Thiago Mendes, Lyanco, Eder Militão, Gustavo Maia, David Neres, Antony, entre outros. O executivo de futebol é casado e tem uma filha.

    HISTÓRICO PROFISSIONAL

    Formado em direito pela PUC-SP, Alexandre Pássaro iniciou sua carreira no âmbito jurídico no mercado corporativo, mas logo depois começou a trabalhar com futebol. Mestre em Contratos pelo Ibmec-SP, ele começou a carreira no futebol na empresa C2b Sports, que fazia a gestão do Rio Claro FC, até chegar à Traffic Sports, em 2012.

    Na ocasião, na empresa de marketing esportivo, o profissional iniciou como advogado desportivo, se tornando em seguida vice-presidente do Desportivo Brasil, clube de formação de atletas sediado em Porto Feliz, no interior de São Paulo, que também pertencia à Traffic.

    Por essas atividades, Alexandre Pássaro passou a se especializar na área, concluindo cursos como o ‘The International Coaching License’, da The Football Association, na Inglaterra, em 2014, e ‘Gestão de Futebol’, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2015. Ele está cursando, atualmente, o “Licença A” de treinadores da CBF.

    Além disso, o profissional tem no currículo vários intercâmbios nos principais clubes do mundo, como FC Barcelona, Manchester United FC, Chelsea FC, Liverpool FC, West Ham United FC, Sunderland AFC, Manchester City FC, Stoke City FC, Wolverhampton WFC, Fulham FC, Watford FC, Sevilla FC, Real Betis Balompié, e Espanyol de Barcelona.

    Estudioso e adepto de um trabalho que mescla suas experiências jurídicas e de gestão de futebol, Pássaro se formou, em 2019, no curso ‘The Business of Entertainment, Media and Sports’, na Harvard, pensando no aperfeiçoamento de suas funções.

    Fluente em inglês e espanhol, Pássaro está em processo de obtenção de sua cidadania italiana e também cursa o ‘Club Management Program’, da European Clubs Association, com conclusão prevista para 2021, com módulos realizados a cada três meses em estádios ao redor do mundo.

    Clubes

    logos_spfc logos_ponte

    Títulos

    Últimas Notícias