Com show de ex-corintiano, time de Hélio dos Anjos goleia vice-líder Al Ahli na Arábia Saudita

A sequência recente do Al-Qadisiyah no Campeonato Saudita parecia indigesta. Mas só parecia. Isso porque o time comandado pelo técnico brasileiro Hélio dos Anjos demonstrou sua força e consolidou sua recuperação nesta quinta-feira, ao golear o Al Ahli, por 4 a 1, com show dos brasileiros Elton (ex-Corinthians) e Bismark (ex-ABC e Icasa) – veja os gols pelos links abaixo. Este foi o terceiro resultado positivo seguido diante dos três principais times do torneio. Antes, o Al-Qadisiyah havia empatado com o líder Al Hilal, por 1 a 1, na semana passada, vencido o 3º colocado Al Nasr, por 3 a 2, há duas semanas, e hoje goleou o vice-líder Al Ahli.

“Minha análise é que foram três ótimos resultados, contra as três melhores equipes do Campeonato Saudita e do país. A nossa equipe hoje é altamente competitiva, com alternativas ora mais defensiva ora mais ofensiva e isso tudo tem acontecido em função do belo trabalho do professor Guilherme Rodrigues na preparação física e do trabalho de toda a comissão técnica no geral. Para mim, foi uma referência muito positiva, pois fazer os resultados que fizemos contra essas equipes é sinal que nós temos realmente uma boa qualidade de grupo. Fiquei feliz porque são resultados conquistados com aplicação, com postura tática bem definida, com nível alto de competitividade e, principalmente, com a qualidade dos jogadores. Então, naturalmente é uma análise fria de que esse grupo é altamente competitivo, jovem e, acima de tudo, já com referências técnicas muito altas”, comemora Hélio dos Anjos, que comanda o Al-Qadisiyah desde novembro passado.

Atuando em casa, no estádio Prince Saud bin Jalawi Stadium, na cidade saudita de Khobar, o Al-Qadisiyah contou com o apoio de sua torcida para construir a bela vitória. O primeiro gol saiu aos 40 minutos, quando a defesa do Al Ahli tentou fazer a linha de impedimento, mas vacilou e deixou o meia Elton livre na esquerda do ataque. O brasileiro, com inteligência, cruzou de primeira para a área e o zagueiro saudita Abdulmuhsen Fallatah marcou, de esquerda. Já nos acréscimos do primeiro tempo, o meia-atacante Bismark fez bela jogada e foi derrubado pelo adversário. O juiz assinalou a falta e, numa cobrança perfeita, Elton colocou a bola na área e de carrinho Fallatah marcou o segundo do Al-Qadisiyah e seu segundo no jogo para delírio de Hélio dos Anjos no banco de reservas.

“O Elton tem um cartaz imenso aqui na Arábia Saudita, construído, principalmente, com uma coisa que é muito importante para o jogador estrangeiro aqui no Mundo Árabe: ele se adaptou à realidade, ao país, à cultura, aos costumes e aos seus companheiros. Ele foi muito inteligente e conquistou um espaço muito grande. O Elton agrega qualidade, competitividade, e como é um jogador de muito cartaz aqui, ele personaliza a equipe. No jogo de hoje ele encontrou espaço para jogar, deu duas assistências no primeiro tempo e foi decisivo no segundo tempo”, elogia.

A vantagem de dois gols, de fato, traduzia o que fora a partida na primeira etapa. O Al Ahli até teve uma ligeira vantagem na posse de bola, mas o Al-Qadisiyah praticamente não sofreu sustos defensivos e ainda saiu sempre com qualidade para o jogo, marcando os gols e levando perigo em outras ocasiões. E a tônica fora a mesma no segundo tempo. Logo aos 7 minutos, após lindo lançamento do volante Naif Hazazi, do campo de defesa, o brasileiro Bismark com um belo toque de peito fintou o zagueiro e goleiro e, com o gol livre, só empurrou para a rede para marcar o terceiro gol. Aos 31 minutos, para fechar com chave de ouro a goleada, após passe do nigeriano Patrick Eze, o saudita Naif Hazazi bateu de fora da área e marcou um golaço. No fim, ainda deu tempo do Al Ahli diminuir com gol de Omar Al Somah.

Respeitado e admirado no Oriente Médio, Hélio dos Anjos vai fazendo jus à aposta do Al-Qadisiyah quando o contratou para tirar o time da zona de rebaixamento do Campeonato Saudita. Afinal, o brasileiro comandou a equipe em 10 jogos do torneio até aqui (4 vitórias, 4 empates e somente 2 derrotas) e soma um bom aproveitamento de 53% dos pontos disputados – com a goleada de hoje o time chegou provisoriamente ao 8º lugar na tabela. Para efeitos de comparação, antes da chegada de Hélio dos Anjos, o Al-Qadisiyah estava em 13º e tinha um aproveitamento baixíssimo de 16% dos pontos disputados, sem ter vencido nenhum jogo.

Nos números gerais do treinador pelo clube, que ainda englobam um jogo da Copa do Rei da Arábia Saudita (vitória do Al-Qadisiyah por 4 a 0 sobre o Al-Safa), a porcentagem é ainda melhor, atingindo 57% dos pontos disputados. E é justamente pela Copa do Rei da Arábia Saudita que o Al-Qadisiyah volta a campo na próxima segunda-feira (dia 13), novamente contra o Al Ahli, mas dessa vez em jogo eliminatório pelas oitavas de final da competição. Pelo Campeonato Saudita, a próximo partida acontecerá no dia 18, contra o Al Batin.

“Quando cheguei aqui, nós tínhamos 4 pontos e 4 gols em 8 jogos. Então nós queremos somar 27 pontos para saber que matematicamente estaremos longe de qualquer risco de descenso. Isso é fundamental. Esses pontos adquiridos contra esses três grandes serão de uma valia muito grande, mas o verdadeiro campeonato do Al-Qadisiyah começa contra o Al-Batin. Antes disso, nós temos outro jogo contra o Al Ahli, pela Copa do Rei. Imagine o que vai ser esse jogo, pois o Al Ahli é um time grande e muito bom e essa partida eliminatória, em jogo único, vai ser de arrebentar corações, mas nós estamos preparados para fazer outro grande jogo”, prevê o treinador, que tem tido todo o suporte de sua comissão técnica brasileira, formada pelos auxiliares Guilherme dos Anjos e Marcelo Rocha, pelo preparador físico Guilherme Rodrigues, pelo fisioterapeuta Carlos Eduardo e pelo preparador de goleiros Marcos Leme.

Veja os gols do Al-Qadisiyah no jogo:

1º gol: https://www.instagram.com/p/BQTPz3xg8B0/
2º gol: https://www.instagram.com/p/BQTP4Pbgwc_/
3º gol: https://www.instagram.com/p/BQTSKHEAPuP/
4º gol: https://www.instagram.com/p/BQTYTFKApsm/

Share Button