Na estreia como titular, Diogo, ex-Portuguesa, dá assistência e ajuda BG Pathum manter vantagem na liderança do Tailandês

Na segunda partida com a camisa de seu novo clube, o BG Pathum United, da Tailândia, o atacante Diogo, revelado pela Portuguesa, teve boa atuação e deu uma assistência, ajudando a equipe a vencer o Police Tero por 2 a 0, fora de casa, neste sábado, dia 6. Com o resultado, o BG Pathum segue líder da Thai League 2020/2021, após 17 rodadas, com 47 pontos, sete a mais que o vice-líder Port FC.

“Foi muito bom fazer a estreia como titular e ajudar o time a vencer esse jogo importante. Cheguei ao time em dezembro, entrei em uma partida e logo depois o campeonato parou. Por isso a vontade de voltar a campo era ainda maior. Estou muito feliz”, comemorou Diogo.

O jogo marcou o retorno do Campeonato Tailandês, após mais de um mês de paralisação por conta de uma determinação do governo do país em função do aumento de casos de COVID-19. A última partida do BG Pathum na competição foi no dia 26 de dezembro, quando Diogo estreou pela equipe, entrando no segundo tempo.

“O lado bom dessa paralisação é que pude aprimorar meu condicionamento físico e treinar com o time, conhecer melhor os meus novos companheiros. Aproveitei bastante esse tempo para conhecer a forma que nossa equipe joga”, afirmou Diogo.

O BG Pathum United já volta a campo na próxima terça-feira, quando enfrentará o Trat FC em seu estádio, em jogo da 18ª rodada da Thai League.

Ídolo na Tailândia

Durante quatros anos (2015 a 2018), Diogo defendeu o Buriram United e acumulou troféus (11 títulos) e números incríveis: marcou 133 gols e deu 44 assistências em 156 partidas disputadas – média de 0,85 gol por jogo. Inclusive, pelo sucesso obtido em sua passagem pela Tailândia, Diogo foi laureado pela Toyota Thai League, a organizadora do Campeonato Tailandês, como o ‘melhor brasileiro de todos os tempos na Tailândia’. Em eleição divulgada no site oficial, em janeiro de 2018, a entidade explicou que “além dos grãos de café, o Brasil também exporta futebolistas para todos os lugares do mundo, inclusive, para a Tailândia, onde já jogaram mais de 100 atletas brasileiros”, e num top 10 contabilizado desde o início da Thai League, em 1996, o atacante foi escolhido como o melhor brasileiro.

Diogo se tornou uma referência para os jovens asiáticos, especialmente, os tailandeses, e também abriu o caminho para que a Tailândia entrasse na rota de jogadores sul-americanos, principalmente, os brasileiros. Quando Diogo se transferiu para a Tailândia, no início de 2015, eram poucos os brasileiros que haviam atuado por times deste país da Ásia. Porém, com seu sucesso em campo e sua boa imagem fora dos gramados, este cenário mudou e nos últimos anos inúmeros brasileiros estão jogando na Tailândia. Agora, no BG Pathum United, além de buscar mais títulos e gols, o atacante terá a oportunidade de disputar a Champions League da Ásia pela 6ª vez na carreira (ele já defendeu o Buriram United nas edições de 2015, 2016 e 2018, e o Johor Darul Ta’zim, da Malásia, em 2019 e 2020). Pela competição continental, Diogo soma oito gols em 21 partidas disputadas. O BG já está confirmado na fase de grupos do torneio na edição de 2021.

Há seis anos vivendo na Ásia, Diogo jogou as duas últimas temporadas no Johor Darul Ta’zim, da Malásia. Lá foram 49 atuações, 24 gols, 16 assistências e cinco títulos defendendo o clube malaio. Antes de atuar no futebol asiático, o brasileiro, de 33 anos, já havia defendido a Portuguesa, o Olympiakos, da Grécia, além de Flamengo, Santos e Palmeiras.

Share Button