Firmado como meio-campista desde o início do ano, o “ex-lateral” Juan vem se destacando pelo Coritiba no Campeonato Paranaense. Na vitória do Coxa por 2 a 0 sobre o Toledo, no último domingo, na casa do rival, pelas quartas de final da competição, Juan fez um gol e deu uma assistência, alcançando a expressiva marca de 60 gols e 100 assistências na carreira.
Aos 34 anos, o jogador ostenta um currículo invejável, com diversos títulos e passagens por grandes clubes, inclusive pela Seleção Brasileira. Pelo São Paulo, clube que o revelou, foram 69 jogos, 4 gols e 3 assistências; pelo Fluminense, 74 jogos, 3 gols e 15 assistências; pelo Flamengo, 256 jogos, 32 gols e 62 assistências; pelo Santos, 42 jogos, 2 gols e 7 assistências; pelo Vitória, 61 jogos, 12 gols e 8 assistências; e pelo Coritiba, 29 jogos, 7 gols e 5 assistências. Além disso, ele disputou 2 jogos pela Seleção Brasileira, além de 2 confrontos pelo Arsenal e outros 3 pelo Millwall, ambos da Inglaterra. No total, portanto, Juan soma 538 partidas, com 60 gols e 100 assistências na carreira.
“É muito legal chegar a essa marca tão representativa. Pensar que participei diretamente de 160 gols dos meus times é algo muito prazeroso, principalmente por eu ter jogado a maior parte da minha carreira como lateral. Espero aumentar ainda mais esses números”, declara Juan.
O experiente atleta vem fazendo a diferença para o Coritiba no Campeonato Paranaense, ao lado do atacante Kleber. Enquanto o Gladiador lidera a artilharia da competição, com dez redes balançadas, Juan ostenta outra marca importante: nos últimos três jogos do Coxa, ele participou diretamente de cinco gols da equipe – deu três assistências e fez dois gols.
A boa fase da dupla foi ainda mais evidenciada na vitória do Coritiba por 2 a 0 sobre o Toledo, no último domingo. No primeiro gol, Juan cruzou para Kleber abrir o placar. No segundo, foi a vez de o Gladiador retribuir o passe para o companheiro marcar.
“Espero que essa parceria possa continuar rendendo frutos ao Coritiba. O Kleber é um jogador inteligente, sabe se posicionar muito bem em campo e tem boa finalização. Mas é importante ressaltar o trabalho de todo o grupo. O time todo foi merecedor da vitória sobre o Toledo. Todos jogaram muito bem”, enfatiza Juan.
O bom resultado conquistado fora de casa deixou o Coritiba muito perto da vaga para as semifinais do Campeonato Paranaense. O meio-campista do Coxa, no entanto, prefere manter os pés no chão e pede concentração total à equipe para o confronto decisivo com o Toledo, no próximo domingo, no Couto Pereira.
“Conseguimos uma boa vantagem, é verdade, mas não há nada decidido ainda. Respeitamos muito a equipe do Toledo e vamos continuar trabalhando com seriedade para classificar o Coxa para as semifinais”, afirma Juan.
Números de Juan
Total na carreira
Jogos: 538
Gols: 60
Assistências: 100
Coritiba FC
Jogos: 29
Gols: 7
Assistências: 5
EC Vitória
Jogos: 61
Gols: 12
Assistências: 8
São Paulo FC
Jogos: 69
Gols: 4
Assistências: 3
Santos FC
Jogos: 42
Gols: 2
Assistências: 7
CR Flamengo
Jogos: 256
Gols: 32
Assistências: 62
Fluminense FC
Jogos: 74
Gols: 3
Assistências: 15
Millwall-ING
Jogos: 3
Arsenal-ING
Jogos: 2
Seleção Brasileira
Jogos: 2