Organizadora do Campeonato Tailandês elege Diogo, ex-Palmeiras, como o ‘melhor brasileiro do futebol na história da Tailândia’

Brilhando no futebol asiático há três temporadas, o atacante Diogo, que já soma dez títulos pelo Buriram United, foi laureado pela Toyota Thai League, a organizadora do Campeonato Tailandês, como o ‘melhor brasileiro de todos os tempos na Tailândia’. Em eleição divulgada no site oficial, a entidade explica que “além dos grãos de café, o Brasil também exporta futebolistas para todo os lugares do mundo, inclusive, para a Tailândia, onde já jogaram mais de 100 atletas brasileiros”, e num top 10 contabilizado desde o início da Thai League, em 1996, o atacante revelado pela Portuguesa foi escolhido como o melhor brasileiro (veja a lista completa abaixo). “Fiquei muito feliz com o reconhecimento do meu trabalho. Mas isso não para por aqui, já que este prêmio me motiva ainda mais para buscar números melhores, mais títulos e outros recordes”, comemora Diogo.

Este prêmio faz jus aos números de Diogo, principalmente, no Campeonato Tailandês. Até aqui, o brasileiro disputou três edições do torneio (2015, 2016 e 2017) e foi campeão duas vezes (2015 e 2017), marcando 67 gols em 71 partidas desta competição. No primeiro ano, o atacante do Buriram United foi o grande destaque e o artilheiro do Campeonato Tailandês, com 33 gols em 32 jogos. Na ocasião, ele se tornou o maior artilheiro de uma edição do Campeonato Tailandês na história, superando o recorde que pertencia ao também brasileiro Heberty, que havia feito 26 gols na edição de 2014, quando defendia o Ratchaburi. Além disso, Diogo, que ajudou o Buriram United a conquistar o Campeonato Tailandês de forma invicta, fora eleito o MVP (melhor jogador) da competição, tornando-se o primeiro atleta estrangeiro a conseguir tal façanha.

Em 2016, atrapalhado por uma lesão nos ligamentos do ombro, que o tirou de combate por quatro meses, Diogo não conseguiu ajudar o Buriram United a conquistar o título, mas, ainda assim, fez 8 gols e deu 5 assistências nos 11 jogos que disputou da edição do Campeonato Tailandês. Porém, no ano passado, completamente recuperado fisicamente, Diogo mais uma vez fez a diferença. Afinal, na campanha vitoriosa do Campeonato Tailandês de 2017, ele foi um dos protagonistas, já que marcou 26 gols e deu 12 assistências em 28 partidas disputadas. Assim, nesta temporada o brasileiro vai em busca do tricampeonato da Thai League – o torneio começará no próximo dia 9 de fevereiro. Além disso, o Buriram United também disputará a Liga dos Campeões da Ásia, onde está no grupo G, ao lado do chinês Guangzhou Evergrande, do japonês Cerezo Osaka e do sul-coreano Jeju United. Pelo Buriram United, Diogo já fez 91 gols e deu 30 assistências em 106 partidas disputadas.

Top 10 dos brasileiros no futebol tailandês
1 – Diogo (atacante atualmente no Buriram United)
2 – Cleiton Silva (atacante atualmente no Chiangrai United, da Tailândia)
3 – Heberty (meia atualmente no Muangthong United, da Tailândia)
4 – Anderson dos Santos ‘Kanu’ (atacante atualmente no Suphanburi, da Tailândia)
5 – Ney Fabiano (ex-jogador)
6 – Leandro Assumpção (atacante atualmente no Air Force Central, da Tailândia)
7 – Douglas Cardozo (atacante atualmente no Bangkok FC, da Tailândia)
8 – Thiago Cunha (atacante atualmente no Náutico)
9 – Renan Marques (atacante atualmente no Air Force Central, da Tailândia)
10 – José Carlos da Silva (ex-jogador)

Share Button
Posted in: