Diogo volta à Tailândia e assina com o líder BG Pathum United

Diogo está de volta à Tailândia! O atacante brasileiro, que brilhou nas duas últimas temporadas no futebol da Malásia, foi anunciado oficialmente, nesta terça-feira (1º de dezembro), pelo BG Pathum United, atual líder da Thai League 2020/2021. O jogador, revelado pela Portuguesa, vai vestir a camisa 7 do clube tailandês até junho de 2022.

“Estou muito feliz de ter voltado para a Tailândia, um lugar onde eu e minha família fomos muito felizes. Nós gostamos muito do país e as pessoas sempre nos trataram com muito carinho e respeito. Além disso, também estou muito empolgado por poder defender o BG, que é um clube que investiu bastante neste ano, é o primeiro colocado no campeonato, está invicto e fazendo uma bela campanha. Pelo que já pude conhecer, o clube tem uma ótima estrutura e tem tudo para dar certo”, comemorou Diogo, que já tem uma linda história no país do sudeste asiático.

Durante quatros anos (2015 a 2018), Diogo defendeu o Buriram United e acumulou troféus (11 títulos) e números incríveis: marcou 133 gols e deu 44 assistências em 156 partidas disputadas – média de 0,85 gol por jogo. Inclusive, pelo sucesso obtido em sua passagem pela Tailândia, Diogo foi laureado pela Toyota Thai League, a organizadora do Campeonato Tailandês, como o ‘melhor brasileiro de todos os tempos na Tailândia’. Em eleição divulgada no site oficial, em janeiro de 2018, a entidade explicou que “além dos grãos de café, o Brasil também exporta futebolistas para todos os lugares do mundo, inclusive, para a Tailândia, onde já jogaram mais de 100 atletas brasileiros”, e num top 10 contabilizado desde o início da Thai League, em 1996, o atacante foi escolhido como o melhor brasileiro.

Diogo se tornou uma referência para os jovens asiáticos, especialmente, os tailandeses, e também abriu o caminho para que a Tailândia entrasse na rota de jogadores sul-americanos, principalmente, os brasileiros. Quando Diogo se transferiu para a Tailândia, no início de 2015, eram poucos os brasileiros que haviam atuado por times deste país da Ásia. Porém, com seu sucesso em campo e sua boa imagem fora dos gramados, este cenário mudou e nos últimos anos inúmeros brasileiros estão jogando na Tailândia. Agora, no BG Pathum United, além de buscar mais títulos e gols, o atacante terá a oportunidade de disputar a Champions League da Ásia pela 6ª vez na carreira (ele já defendeu o Buriram United nas edições de 2015, 2016 e 2018, e o Johor Darul Ta’zim, da Malásia, em 2019 e 2020). Pela competição continental, Diogo soma oito gols em 21 partidas disputadas. O BG já está confirmado na fase de grupos do torneio na edição de 2021.

Há seis anos vivendo na Ásia, Diogo se despede do Johor Darul Ta’zim com 49 atuações, 24 gols, 16 assistências e cinco títulos em duas temporadas defendendo o clube malaio. Antes de atuar no futebol asiático, o brasileiro, de 33 anos, já havia defendido a Portuguesa, o Olympiakos, da Grécia, além de Flamengo, Santos e Palmeiras.

BG Pathum United

Fundado em 2006, o Bangkok Glass Pathum United Football Club é sediado na província de Pathum Thani, localizada na região metropolitana de Bangkok, capital tailandesa. O clube, conhecido como “The Rabbits” (Os Coelhos, em português), manda seus jogos em seu estádio, o LEO Stadium, e está em busca de seu primeiro título da Thai League. Atualmente, o BG está invicto e na liderança da competição, com 35 pontos ganhos (11 vitórias e dois empates), restando duas rodadas para o término do primeiro turno do torneio. Em sua recente história, o título mais expressivo do clube aconteceu em 2014, na conquista da FA Cup – o BG já faturou, também, o título da Thai League 2, em 2019 (segunda divisão local). Em seu novo clube, Diogo conviverá com jogadores tailandeses, brasileiros, venezuelano, espanhol, filipino, sul-africano, japonês e malaio. O técnico do clube é o tailandês Dusit Chalermsan.

Share Button
Posted in: