Artilheiro e ídolo na Tailândia, ex-palmeirense Diogo fatura seu terceiro título no país

Diogo vestiário

O atacante Diogo, ex-Palmeiras, vive um ano mágico na Tailândia. Neste sábado, ele ajudou o Buriram United a derrotar o Bangkok Glass por 3 a 1, na casa do rival, e faturou o título do Campeonato Tailandês com três rodadas de antecedência – o time abriu 13 pontos de vantagem sobre o vice-líder Muang Thong e está invicto até aqui – e, de quebra, conquistou uma vaga para a Liga dos Campeões da Ásia de 2016. Este já é o terceiro troféu levantado pelo jogador na temporada, somando as conquistas da Supercopa da Tailândia e da Copa da Liga Tailandesa.

“Essa conquista foi importante para mim por eu ter chegado num clube novo e manter o que já vinha sendo feito. O Buriram já era o atual bicampeão nacional, então havia uma certa pressão de manter o que o clube já vinha conquistando. Por isso, foi um ano maravilhoso para mim e para todos os que estão aqui”, festeja o atacante, relembrando que o clube se tornou hoje tricampeão tailandês – havia vencido também em 2013 e 2014 – e agora tem cinco títulos na história, sendo o maior campeão do país asiático.

Com 29 gols em 29 jogos no Campeonato Tailandês, Diogo se tornou o maior artilheiro da história da competição e ganhou status de ídolo do Buriram United. No total, contando as outras competições disputadas pelo brasileiro, ele soma 41 gols em 46 partidas pelo clube. Diogo já havia sido apontado como herói da equipe ao anotar o gol do título da Supercopa da Tailândia, em janeiro, na vitória por 1 a 0 sobre o Bangkok Glass, pela decisão do torneio. É, portanto, um ano para ficar guardado na memória do jogador.

“Foi um ano bem especial, pois quebrei recordes de gols, o time está jogando bem e hoje fomos campeões. Os gols e os recordes que alcancei aqui são muito importantes, mas não teriam o mesmo valor se o título não viesse e, por isso, estou muito feliz. Enfim, esse tem sido um ano bem abençoado”, afirma.

Diogo ainda pode faturar mais dois troféus em 2015. Na próxima quarta-feira (dia 2), o Buriram disputará as semifinais da FA Cup da Tailândia, contra o Chainat, em duelo único. Além disso, a equipe confrontará com o Albirex Niigata, do Japão, no dia 20 de dezembro, em disputa do título da Toyota Premier Cup. Com tantas conquistas e outras que ainda podem acontecer, Diogo também já projeta a próxima temporada. “O nosso objetivo, até pela campanha que fizemos neste ano, é ir bastante longe no ano que vem e quem sabe chegar entre os quatro primeiros da Liga dos Campeões da Ásia na próxima temporada.”

Aos 28 anos, Diogo já ostenta diversas taças no currículo. Pelo Olympiacos, da Grécia, ele faturou três vezes o Campeonato Grego (2008/2009, 2010/2011 e 2011/2012) e duas vezes a Copa da Grécia (2009 e 2012). Pelo Santos, o atacante conquistou a Copa Libertadores da América (2011) e o Campeonato Paulista (2011). Pela Portuguesa, clube que o revelou para o futebol, ele levantou o troféu do Campeonato Paulista da Série A2 (2007) e ajudou a equipe a retornar para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro, em 2007.

Share Button
Posted in: