Anderson Nicolau

Cliente desde 2016

  • Ficha técnica


    Nome: Anderson Nicolau


    Data de Nascimento: 13/08/1982


    Local: Mauá (SP)


    Cargo: Preparador físico


    icone_instagran

    Perfil

    Paulista de Mauá, cidade da região do grande ABC, Anderson Nicolau sempre teve uma ligação estreita com o esporte, especialmente, com o futebol, sonhando em ser jogador desde criança. Aos 17 anos, quando sentiu que não conseguiria se tornar um atleta profissional, decidiu trilhar outro caminho atrelado ao futebol: a preparação física. Anderson sempre teve a curiosidade de identificar o que acontecia em seu corpo durante a atividade física e, por isso, iniciou a faculdade de educação física na UniBH (Universidade de Belo Horizonte), onde se formou, em 2007. Durante a faculdade, também começou a ter mais contato com a futura profissão, já que estagiou na Fedato Esportes, empresa voltada para consultoria em fisiologia do exercício focada em clubes do Brasil e do exterior.

    Assim, a trajetória estava iniciada. No primeiro ano após o término da faculdade e depois de ter estagiado nas categorias de base do Cruzeiro, Nicolau trabalhou como preparador físico na Francana, time tradicional do interior de São Paulo, que à época disputava a Série A3 do Campeonato Paulista. Em 2008, rumou para o Guarani-MG, então para a disputa do Campeonato Mineiro, e logo na sequência ampliou sua experiência ao trabalhar no Gama, do Distrito Federal. No clube brasiliense, foi o responsável pela preparação física dos jogadores ao longo de dois anos, época em que o clube disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e foi vice-campeão brasiliense – ele foi eleito o melhor preparador físico do Campeonato Brasiliense de 2011. Mais experiente, Anderson Nicolau foi contratado pelo Ipatinga, de Minas Gerais, em 2011. E logo seu trabalho rendeu frutos. Afinal, com ele no clube os mineiros obtiveram o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro e faturaram o título da Taça Minas Gerais, ambos em 2011.

    Por conta do bom trabalho desenvolvido no Ipatinga, em 2013 durante a Série B, Nicolau recebeu uma proposta para comandar a parte física do Al Shorta SC, clube mais tradicional do Iraque – à época comandado pelo treinador Lorival Santos. De prontidão, aceitou e partiu para o Oriente Médio para sua primeira experiência no exterior. E mais uma vez o trabalho foi um sucesso. Afinal, com o preparador físico, o clube faturou o bicampeonato iraquiano (em 2013 e 2014) – mais uma vez ele foi laureado como o melhor preparador físico do torneio – e ainda rendeu a sua primeira participação na Liga dos Campeões da Ásia.

    O sucesso no Oriente Médio o levou para a Ásia, mais especificamente, à Tailândia. Contratado em 2015 pelo Buriram United, clube mais tradicional do país, por meio de um convite do técnico Alexandre Gama, ex-Fluminense, Anderson Nicolau consolidou seu trabalho nesta equipe. Por lá, o preparador físico encontrou uma boa estrutura, algo que o auxiliou em seu trabalho, e os frutos foram colhidos em formato de troféus. Muitos troféus. Em um ano e meio no futebol tailandês, o paulista fez parte da comissão técnica que faturou o Campeonato Tailandês, FA Cup, Copa da Liga Tailandesa, Supercopa da Tailândia e Mekong Club Championship, todos em 2015, além da Supercopa da Tailândia e a Toyota Premier Cup, em 2016. Ele também somou mais duas participações em edições da Liga dos Campeões da Ásia.

    Após a primeira passagem pelo futebol tailandês, Nicolau trabalhou no Al-Faisaly, da Arábia Saudita, em 2016, aceitando um convite do renomado treinador Hélio dos Anjos, que estava à frente do projeto da equipe. Durante este ano, quando estava morando e trabalhando em Al Majma’ah, cidade localizada na província de Riyadh, na Arábia Saudita, o brasileiro seguiu se atualizando, tanto que concluiu o mestrado em Treinamento Desportivo, pela LA International University Latin America – além do português, ele fala inglês fluentemente e domina a língua árabe.

    Mesmo jovem, Anderson Nicolau já tem um currículo expressivo. E foi por meio deste currículo que o profissional embarcou para sua quarta experiência profissional no exterior ao ser contratado pelo Chiangrai United, da Tailândia. Lá, o brasileiro, junto com seus compatriotas da comissão técnica, fizeram história ao, logo na primeira temporada, conquistar o primeiro título da história do clube, a FA Cup 2017 – de quebra ainda foram vice-campeões da Copa da Liga Tailandesa e terminaram o Campeonato Tailandês na 4ª colocação. No decorrer de sua carreira, Anderson Nicolau já trabalhou com diversos jogadores que seguem atuando no Brasil e no exterior, como Chiquinho (lateral do São Caetano), Thiago Santos (volante do Palmeiras), Roger Carvalho (zagueiro do Fortaleza), João Carlos (goleiro do CRB), Helton Leite (goleiro do São Caetano), Leandro (atacante do Kashima Antlers), Ferrugem (volante do Figueirense), Diogo (atacante do Buriram United), e Eleílson (zagueiro do Jiangsu Suning). Por conta do sucesso no exterior, Anderson Nicolau foi contratado para ser o preparador físico do Cruzeiro, chefiado pelo técnico Mano Menezes, no início de 2018. E logo em sua primeira competição, o paulista se sagrou campeão do Campeonato Mineiro 2018.

    Clubes

    logo_goias logos_spfcBarcelonaBarcelonaBarcelonaBarcelonaBarcelonaBarcelona

    Títulos

    • Taça Minas Gerais 2011 (Ipatinga FC)
    • Campeonato Iraquiano 2013 (Al Shorta SC)
    • Campeonato Iraquiano 2014 (Al Shorta SC)
    • Campeonato Tailandês 2015 (Buriram United FC)
    • FA Cup Tailândia 2015 (Buriram United FC)
    • Copa da Liga Tailandesa 2015 (Buriram United FC)
    • Supercopa da Tailândia 2015 (Buriram United FC)
    • Mekong Club Championship 2015 (Buriram United FC)
    • Supercopa da Tailândia 2016 (Buriram United FC)
    • Toyota Premier Cup 2016 (Buriram United FC)
    • FA Cup Tailândia 2017 (Chiangrai United FC)
    • Campeonato Mineiro 2018 (EC Cruzeiro)
    • Copa do Brasil 2018 (EC Cruzeiro)

    Últimas Notícias

     

     

    << voltar